A sexualidade é parte fundamental do desenvolvimento da personalidade de cada um . Ela está presente desde o nascimento e nos acompanha ao longo da vida. É através dela que expressamos e recebemos afeto.
Sexualidade e sexo não são a mesma coisa, porem o sexo faz parte do exercício da sexualidade. A sexualidade é um conceito amplo que envolve quem nós somos e o sexo é uma atividade , ou seja , uma parte da expressão da nossa sexualidade.
Conhecer seu próprio corpo e como ele funciona é fundamental para ter uma vida sexual satisfatória, sem dor, com prazer e sem culpa. Alem desse auto conhecimento corporal é preciso se conhecer por inteiro , inclusive emocionalmente. Freud já dizia: – Olhe para dentro , para suas profundezas e aprenda primeiro a se conhecer. Esse é o verdadeiro auto conhecimento.
A auto estima é filha do auto conhecimento. É a expressão da liberdade. A liberdade de ser quem você é. E só conseguiremos gostar genuinamente de nós mesmos se nos conhecermos primeiro.
Auto estima é a qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra confiança em seus atos e julgamentos. È a forma como a gente se enxerga, como enxergamos nossas qualidades e nossas carateristicas. Então a auto estima vai muito alem do que você vê refletido no espelho. A estética é apenas um aspecto da auto estima, não podemos nos esquecer de avaliar nossas virtudes e qualidades, de nos perdoarmos, de nos permitirmos, de saber dizer não , de não nos vitimizarmos, de nos responsabilizarmos por nossa própria vida e de nos aceitarmos. Sim . auto estima também é auto aceitação .
Auto conhecimento e intimidade são cruciais para permitirmos que o nosso corpo libere toda capacidade de sentir prazer presente nele. Mas não esqueça que antes de ter intimidade com o outro é preciso ser totalmente intima de si mesma.
Ter uma boa vida sexual, manter relações extremamente gratificantes e prazerosas nada tem a ver com padrões estéticos irreais ou performace sexual e sim com auto confiança, manter um dialogo assertivo com seu parceiro ou parceira sobre sexo, saber onde e como consegue sentir prazer. Definitivamente não fingir e nem topar tudo. Saber dizer não , mas também se permitir mais.
Esse afeto com si mesmo é uma contrução, não vem pronto, não tem uma formula mágica e nem sempre é um caminho linear e fácil , sem obstáculos. Mas acolher esse processo e priorizar essa auto valorização todos os dias é transformador. Ao invés de enxergar defeitos, explore possibilidades. Te garanto , vale muito a pena.
O resultado? Muita auto confiança para usufruir de uma sexualidade positiva e prazerosa.