Pular para o conteúdo

Vaginismo – Uma Dor Solitária

O vaginismo é uma disfunção sexual que atinge uma alta porcentagem da população feminina.
É caracterizado por uma contração involuntária do canal vaginal que impossibilita a mulher de ter relações com penetração e até mesmo de fazer um exame ginecológico ou usar um coletor menstrual ou absorvente interno.
É uma dor solitária que traz junto o tabu e o preconceito em falar e até mesmo procurar ajuda quando o assunto é nossa própria sexualidade. Infelizmente ainda nos dias atuais saúde íntima não é algo que se trate com naturalidade. E isso acaba agravando ainda mais a situação, fazendo com que a falta de informação e acolhimento leve a mulher a se sentir culpada por sua dor. O sentimento de incapacidade e vergonha é tão forte quanto a dor física.
E em meio a todo esse caos vai embora a auto estima, o amor próprio e a esperança de viver uma sexualidade saudável. A mulher pouco a pouco vai se perdendo de si mesma.
É preciso se abrir para a cura e nesse sentido a informação é fundamental.
O primeiro passo é saber que existe tratamento e que não precisa passar por isso.
A Fisioterapia Pélvica possui técnicas capazes de relaxar e normalizar o tônus desses músculos fazendo com que essa condição se resolva por completo. Além disso te fornece uma arma muito potente para entender sua própria anatomia e o funcionamento do seu corpo que é o autoconhecimento e a educação sexual.
No momento que nos conhecemos, quebramos tabus e nos apropriamos do nosso próprio prazer.


Sandra Laguna – Fisioterapeuta Pélvica e Sexóloga